Apresentação e publicação de trabalhos. Instruções aos autores/apresentadores

PRAZOS FINAIS PARA ENVIO DE TRABALHO: 08 DE MARÇO DE 2024

NORMAS ESPECÍFICAS PARA APRESENTAÇÕES ORAIS (TODOS OS TRABALHOS APROVADOS DEVEM SER APRESENTADOS NESSA MODALIDADE)

Os trabalhos serão apresentados em plenária, sendo obrigatório o uso de recursos audiovisuais (disponibilizado pelo evento). Os trabalhos deverão ser apresentados em slides. Apenas o apresentador poderá fazer uso da palavra durante a apresentação. A apresentação terá como tempo total de duração de 10 minutos, sendo no máximo 8 minutos para apresentação pelo autor e os minutos finais reservados a questionamentos. O tempo de apresentação poderá sofrer alteração em função do número de trabalhos a ser apresentados.

COMO SUBMETER SEU TRABALHO:

Após realizar a inscrição no evento é possível enviar trabalhos preenchendo o formulário abaixo.

Prazo para envio: 29/02/2024
Prazo para comunicar aceite do trabalho: 12/03/2024*
* em função da alta demanda de correção o prazo de comunicação de aceite pode ser adiado em alguns dias.

Os trabalhos deverão ser enviados dentro do prazo para que sejam avaliados pelos revisores especialistas designados pela Comissão Organizadora do Evento. Serão aceitos resumos referentes às culturas da cevada.

No momento da submissão do trabalho o (s) autor (es) deve indicar em qual sessão o trabalho será alocado. As sessões são:
1 – GENÉTICA, BIOTECNOLOGIA E MELHORAMENTO
2 – FITOSSANIDADE
3 – NUTRIÇÃO MINERAL, AGROMETEOROLOGIA, FISIOLOGIA E PRÁTICAS CULTURAIS


NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO:

O texto do artigo deve ser objetivo, conciso e conter todas as informações que permitam a completa compreensão do trabalho, seguindo os seguintes padrões:

1 - Processador de texto: o trabalho deve ser gerado em word.

2 - Tamanho do artigo: máximo de dez páginas (incluindo tabelas e figuras no final do texto, após as Referências).

3 - Tamanho da página: A4 (21 cm na largura x 29,7 cm na altura).

4 - Margens: superior: 2,5 cm; inferior, esquerda e direita: 2,0 cm.

5 - Espaçamento entre linhas: simples.

6 - Alinhamento: justificado (exceto título e nomes dos autores, que devem ser centralizados).

7 - Numeração de páginas: não numerar

8 - Tamanho da fonte: Arial 12, para o texto; Arial 17 para título; e Arial 16 para subtítulo (objetivos, material e métodos resultados, conclusões e referências).

9 - Nota: no corpo das figuras e tabelas poderão ser utilizadas fontes de menor tamanho, até Arial 8.

ESTRUTURA:

10 - Primeira página: conter título, autor (es), endereço (s), resumo, termos para indexação e texto.

11 - Título: centralizado, negrito e em letras maiúsculas.

12- Autor (es): centralizado, um espaço abaixo do título, nome completo por extenso e com as iniciais das palavras em maiúsculo. Os autores devem ser separados por vírgula, sendo os dois últimos separados pela conjunção “e”. Todos os autores devem ser seguidos de números arábicos em expoente para indicação do (s) endereço (s).

13 - Endereço (s): justificado, um espaço abaixo do (s) autor (es), iniciando com número arábico em forma de expoente, com endereço da instituição (sendo os autores agrupados pelo endereço da mesma instituição a que pertencem) e endereço eletrônico do autor para correspondência.

14 - O texto deve conter os subtítulos introdução (sendo que o último parágrafo deve conter o objetivo), material e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências. O texto deve ser contínuo, sem a identificação de demais tópicos, os quais devem ser iniciados em novo parágrafo. Após os endereços dos autores, o texto deve conter o Resumo. O Resumo deve ser grafado com letra inicial maiúscula e em negrito. Deve ter, no máximo, 150 palavras e conter uma breve descrição do trabalho, com objetivos, metodologia resumida e principais resultados e conclusão. Não deve conter parágrafos, citações bibliográficas e abreviaturas. Após o Resumo, deve haver o item Termos para indexação, que deve ser entre três e seis (considerar que um termo pode possuir duas ou mais palavras) e não deve conter palavras que estejam no título.

15 - Referências: Na próxima linha, sem espaço, iniciar a citação das referências bibliográficas conforme normas de ABNT.

16 - Tabelas: inseridas no final do texto, após as Referências, admitindo-se até fonte Arial 8 para o corpo das tabelas. As tabelas devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos. Seus elementos essenciais são: título, cabeçalho, corpo (colunas e linhas) e coluna indicadora dos tratamentos ou das variáveis. O título (com fonte Arial 12), posicionado acima do corpo da tabela, deve ser claro, conciso e completo, com ponto no final, e ser precedido da palavra Tabela, em negrito. No cabeçalho, os nomes das variáveis que representam o conteúdo de cada coluna devem ser grafados por extenso; se isso não for possível, explicar o significado das abreviaturas no título ou nas notas-de-rodapé. Todas as unidades de medida devem ser apresentadas segundo o Sistema Internacional de Unidades. Devem ser usadas linhas horizontais para separar o cabeçalho do título, e do corpo; usá-los ainda na base da tabela. Fios horizontais adicionais podem ser usados dentro do cabeçalho e do corpo; não usar linhas verticais.

17 - Figuras: no final do texto, após as Referências, admitindo-se até fonte Arial 8 para o corpo das figuras, que devem ser inseridas no arquivo do resumo expandido e apresentar qualidade necessária à boa reprodução gráfica. As figuras devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos. São consideradas figuras: gráficos, desenhos, mapas e fotografias usados para ilustrar o texto. O título (com fonte Arial 12), posicionado abaixo do corpo da figura, deve ser precedido da palavra Figura, em negrito.

Para o aceite dos trabalhos, a Comissão Organizadora considerará a relevância e o enquadramento do resumo nas normas. O conteúdo do trabalho é de inteira responsabilidade do (s) autor (es).

A inclusão de trabalho nas atas e resumos do evento somente ocorrerá se:
1 - O autor (a) responsável (quem envia o trabalho) possuir inscrição regular no evento, com pagamento realizado.

2 - Estiver de acordo com as normas editoriais. Os textos não serão submetidos às correções ortográficas e gramaticais pela Comissão Organizadora, sendo o conteúdo dos trabalhos de responsabilidade exclusiva dos autores. Recomenda-se cuidado rigoroso com relação às normas para elaboração do trabalho, pois todos os resumos aceitos pela Comissão Organizadora serão publicados na forma que forem recebidos.

O resultado final das avaliações será informado via e-mail informado na inscrição.

Realize a submissão do seu trabalho e apresentação através do formulário a seguir:

plugins premium WordPress
Rolar para cima